ADS destaca participação do Setor Primário na rede pública de ensino

Nesta quarta-feira (15/03) é celebrado o Dia Mundial da Escola, data que homenageia as instituições de ensino responsáveis pela formação educacional da população. Para a garantia da qualidade do ensino público amazonense, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), executa duas políticas públicas importantes no processo: o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e o Programa de Regionalização de Mobiliário Escolar (Promove), em parceria com a Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas.

Programas Preme e Promove, realizados pela ADS em parceria com a Secretaria de Educação, contribuem para um melhor aprendizado. Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc

A qualidade do ensino é reflexo de um conjunto de fatores, como a qualificação profissional, material didático-pedagógico compatível, além de boa merenda escolar e infraestrutura adequada, favorecendo o ambiente propício e eficaz ao ensino.

Segundo a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, o Preme e o Promove conectam áreas importantes no processo de aprendizagem. “Os programas envolvem educação, setor primário, meio ambiente e sustentabilidade, beneficiando estudantes e produtores rurais. Por meio da aquisição dos produtos direto do agricultor e dos moveleiros, a ADS contribui com esse ciclo educacional e econômico”, disse.

Por meio do Preme, a ADS é responsável pela aquisição de parte dos gêneros alimentícios, provenientes da agricultura familiar e empreendedores familiares rurais. Para 2023, são 34 itens, entre proteínas e Frutas, Legumes ou Verduras (FLV), que constam na Pauta de Gêneros Alimentícios Perecíveis e integram o cardápio de alimentação escolar, dentro dos padrões exigidos pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), garantindo merenda aos estudantes da rede pública estadual, na capital e interior do Amazonas. O programa existe desde 2009 e, no último ano, beneficiou cerca de 250 mil alunos.

E o Promove abastece todas as 617 escolas da rede estadual de ensino, das quais 241 estão localizadas na capital e 376 no interior, acolhendo mais de 411 mil alunos neste ano, que usufruem do mobiliário que vão desde o quadro branco, armários e conjunto escolar (mesa e cadeira) ao conjunto de mesa para refeitório.

Programas Preme e Promove, realizados pela ADS em parceria com a Secretaria de Educação, contribuem para um melhor aprendizado. Foto: Ruth Jucá/ADS

Criado há 14 anos, o Programa de Regionalização de Mobiliário Escolar tem sido fortalecido na gestão do governador Wilson Lima, que, desde 2019, injetou mais de R$ 37 milhões. Com o investimento, são geradas oportunidades na cadeia produtiva dos itens confeccionados por moveleiros da capital e interior do Amazonas, que utilizam como matéria-prima a madeira legalizada.

Para o professor e coordenador de Educação no município de São Sebastião do Uatumã (AM), Francisco Lopes, a entrega desses insumos torna o ambiente escolar favorável ao ensino. “A entrega desses materiais é de extrema importância para a organização do ambiente escolar. Por exemplo, as mesas do refeitório são essenciais e não podem faltar. Os armários são utilitários para os professores organizarem seus materiais em sala de aula; e as demais mesas e cadeiras são todas importantes para o funcionamento da escola”, afirmou o professor.

Ainda na atual administração pública estadual, foi instituído o Programa de Assistência Familiar (PAF) que, por meio da ADS, garante segurança alimentar aos grupos populacionais em vulnerabilidade social, entre os beneficiados está a Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, instituição de educação profissional de nível técnico na área agropecuária, qualificando cerca 120 alunos em regime de internato. Além de gêneros alimentícios, a entidade foi beneficiada com oficinas de capacitação técnica.

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): ascom@ads.am.gov.br / Ana Maria Reis (92) 99470-6831 e Yasmim Negreiros (92) 98411-3039