ADS participa de homenagem a precursores das Feiras de Produtos Regionais em Manaus

Primeira Feira da ADS foi implantada em 2008 e funcionava no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs)

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), participou, na sexta-feira (26/05), da homenagem a militares precursores das Feiras de Produtos Regionais da agência, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea). Na ocasião, a ADS foi representada pelo diretor técnico, Leandro Goes.

“Foi muito bom rever as pessoas que ajudaram a iniciar esse que agora é um dos maiores programas da ADS. A Feira de Produtos Regionais que iniciou lá atrás, hoje tem um papel fundamental na vida de muitos produtores da agricultura familiar e dar continuidade neste programa é um privilégio. Foi um evento maravilhoso e saímos daqui satisfeitos”, salientou o diretor técnico da ADS, Leandro Goes. O evento foi realizado na sede da Faea, localizada na Rua José Paranaguá, Centro de Manaus.

A solenidade homenageou o general de Exército, Ítalo-brasileiro, Fortes Avena; ao General de Divisão, Antônio Emanoel de Barros; e ao tenente coronel, Lauro Augusto Andrade Pastor Almeida (in memoriam), militares precursores das Feiras de Produtos Regionais e que prestaram relevante apoio ao agronegócio amazonense.

O general de Divisão, Antônio Manoel de Barros, falou sobre o objetivo da criação da feira naquela época. “ Foi um planejamento estratégico do Comando Militar do Amazonas. O objetivo era fortalecer o setor produtivo dos pequenos produtores rurais daqui e colocar demandas para o consumo do exército, o exército queria consumir esses produtos regionais”, contou.

“Com isso íamos fortalecer a economia local, a produção, e a gente precisava avaliar a capacidade disso. A iniciativa deixou de ser só um projeto da área militar. As feiras foram abertas ao público, começou no CIGS como embrião e se espalhou por toda a Manaus. Passados esses 15 anos a gente vê que foi uma visão estratégica perfeita porque hoje nós temos mais de 40 feiras, os empregos estão sendo gerados”, ressaltou.

A ADS também aproveitou a solenidade para destacar o trabalho dos primeiros gestores da instituição e os atuais responsáveis pelas atividades das Feiras da ADS, em Manaus e no interior, entre eles: Valdelino Cavalcante; Orisvaldo Neves; Aurilucio Pereira, Diego Augusto; e Pedro Pereira, além dos militares.

Histórico

A primeira Feira de Produtos Regionais da ADS foi implantada em 2008, no Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), localizado na Avenida São Jorge, zona Oeste da Capital, com a participação de 107 produtores rurais da região metropolitana da capital. A Feira funcionou por seis anos no Cigs.

Em 2014, a Feira foi desativada, passando a funcionar na sede da Agremiação de Sargentos da Amazônia (Asa), na Avenida Coronel Teixeira, no bairro Dom Pedro, zona Oeste, no dia 22 de novembro.

Em 2018, a Feira do ASA passou a funcionar no estacionamento do Shopping Ponta Negra. Desde então, a Feira é realizada toda quarta-feira, das 15h às 19h. Atualmente, a ADS conta com 47 edições de feiras regionais no Amazonas, sendo 11 na capital e 37 no interior em 28 municípios.

As feiras da ADS estão presentes nos municípios de Amaturá; Autazes; Barcelos; Barreirinha; Boa Vista do Ramos; Boca do Acre; Canutama; Careiro Castanho; Envira; Humaitá; Iranduba; Ipixuna; Itacoatiara; Japurá; Jutaí; Manacapuru; Nhamundá; Novo Airão; Novo Aripuanã; Parintins; Presidente Figueiredo; Rio Preto da Eva; São Gabriel da Cachoeira; São Sebastião do Uatumã; Tabatinga; Tapauá; Tefé; e Urucará.

FOTO: Linconl Fontenelle / ADS

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): ascom@ads.am.gov.br / Deyserreen de Souza (92) 9333-8273 e Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.