Associação poderá aumentar produção de hortaliças em 80%

A Associação dos Trabalhadores Rurais Vila Nova, localizada no Projeto de Assentamento (PA) Tarumã Mirim, na zona rural de Manaus, estima uma expansão de 80% da capacidade produtiva de hortaliças, a partir da construção de 30 Casas de Cultivo Protegido. A elaboração do projeto conta com o apoio técnico da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população local e gerar emprego e renda às famílias.

Com apoio da ADS, Projeto de Assentamento Tarumã Mirim poderá aumentar produção agrícola em 80%. Foto: Divulgação/ADS

A Casa de Cultivo Protegido é uma estrutura de madeira coberta com plástico, que tem como objetivo controlar a quantidade de água absorvida pelas plantas e evitar determinadas intercorrências, como pragas e outras enfermidades.  A estrutura deverá possuir dimensão de 315 metros quadrados, em conformidade com a legislação vigente.

Em uma área com cerca de 40 mil hectares, o PA Tarumã Mirim abriga cerca de 1000 famílias, sendo 100 na comunidade Vila Nova, que é idealizadora do projeto. O engenheiro agrônomo da ADS, Dr. Haroldo Cunha Diógenes, explica que os moradores sobrevivem da produção agrícola e as hortaliças apresentam boa aceitação no mercado, por causa da qualidade.

“A associação vem desempenhando um papel muito importante nas cadeias produtivas do setor primário no município de Manaus, notadamente no processo da produção de hortaliças e frutíferas, sem a utilização de produtos químicos de natureza sintética, como inseticidas, acaricidas, fungicidas, nematicidas e raticidas”, disse o engenheiro.

Após a elaboração do documento, o “Projeto de Potencialização da Produção de Hortaliças em Casas de Cultivo Protegido – PA Tarumã Mirim” será submetido à análise Fundo de Promoção Social (FPS). A expectativa é que a produção aumente em torno 80%. “Se hoje eles produzem 10 toneladas de macaxeira, por semestre, vão produzir 18 toneladas no mesmo período, por exemplo”, salienta.

A grande expectativa ́dos produtores rurais é que as hortaliças produzidas em Casas de Cultivo Protegido, sob o acompanhamento técnico permanente e, sobretudo, com a utilização controlada dos fertilizantes, possam atender a demanda do mercado consumidor e dos programas geridos pela ADS, como é o caso do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), que fornece alimentos da agriculltura familiar aos alunos da rede estadual de ensino.

Com o ganho de produtividade, os agricultores poderão, ainda, participar de outros projetos, como as Feiras de Produtos Regionais, o Programa de Assistência Familiar (PAF) e o Balcão de Agronegócios, que tem como missão auxiliar o escoamento da produção rural no Amazonas. Entre os itens produzidos pela Associação dos Trabalhadores Rurais Vila Nova, localizada no Projeto de Assentamento (PA) Tarumã Mirim estão: pimenta de cheiro, couve, pimentão, tomate, repolho e pepino.

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): ascom@ads.am.gov.br / Ana Maria Reis (92) 99470-6831