Aumento de produtividade do maracujá se reflete na oferta do fruto nas Feiras de Produtos Regionais da ADS

Com aumento da produção durante inverno amazônico, expectativa dos produtores cadastrados nas Feiras é que os preços baixem

É durante o inverno amazônico que agricultores de maracujá se destacam na produção do fruto, sendo possível ofertá-los com qualidade e preços baixos nas Feiras de Produtos Regionais realizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), do Governo do Estado.

Na área rural de Manaus, o produtor Aldenei Cortez, de 43 anos, vem ganhando destaque na produção do item. O agricultor comercializa anualmente uma média de 30 toneladas de maracujá. Parte de sua produção é disponibilizada nas Feiras da ADS. Além disso, o agricultor também fornece o seu produto nas feiras da Manaus Moderna, localizada no Centro, e da Bola do Produtor, na zona leste da capital. Só em janeiro, Aldenei colheu cerca de 1,5 tonelada do fruto.

“No período de dezembro a maio, eu consigo baixar o preço do maracujá para até R$ 6 o quilo, pois devido às chuvas mais elevadas, é possível produzir um volume maior. Ao longo do ano, o valor pode subir, podendo chegar até R$ 12 o quilo. Para os dias mais quentes usamos o sistema de irrigação, o que faz com que a nossa produção não pare”, explicou Aldenei.

O produtor participa das Feiras da ADS realizadas às terças e quintas no Manaus Plaza Shopping, aos sábados no Centro Cultural dos Povos da Amazônia e no Comando Geral da Polícia Militar, e aos domingos no Complexo Turístico da Ponta Negra, no estacionamento em frente ao anfiteatro.

O cultivo do maracujá é realizado na estrada do Puraquequara, Ramal 14, Vicinal Bons Amigos, Sítio Cortês, zona rural de Manaus. É por meio do cultivo do maracujá que o produtor gera emprego, beneficiando cerca de três famílias de forma direta. Os frutos fornecidos por Aldenei apresentam a coloração de polpas predominantemente amareladas e avermelhadas. Além do maracujá, o agricultor também produz em torno de 5 toneladas de mamão anualmente.

O engenheiro agrônomo da ADS, João Netto, relatou sobre as exigências climáticas e sobre a técnica de irrigação.

“O maracujazeiro necessita de temperaturas elevadas e de disponibilidade hídrica. As temperaturas ideais para o cultivo obter sucesso são de 26°C, com média máxima de 31,7°C e média mínima de 19,8°C. É por esse motivo que produtores como o seu Aldenei usam o sistema de irrigação, que tem por objetivo suprir as necessidades hídricas da cultura nos períodos de estiagem prolongada para que a produtividade não fique comprometida”, conta.

Benefícios

O maracujá possui propriedades nutricionais que vão além da ação calmante natural. O fruto age como antioxidante, é fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de fornecer minerais como cálcio, ferro, fósforo e sódio.

O produto é responsável por combater o estresse, ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicose, regula a pressão sanguínea, auxilia na digestão e funcionamento do intestino, fortalece o sistema imunológico, previne o envelhecimento precoce, além de melhorar a saúde e densidade dos ossos.

Cadastro de feirantes

Produtores, artesãs e feirantes da economia solidária que desejem participar das Feiras de Produtos Regionais da ADS em Manaus, devem ir até a sede da Agência, localizada na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1.460, bloco G, 1º andar, bairro Japiim, levando as documentações elencadas no site da ADS (https://www.ads.am.gov.br/documentacao-para-cadastro-nas-feiras-da-ads/).

No interior, os interessados podem ir ao escritório local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Calendário das Feiras de Produtos Regionais da ADS

Terças-feiras

• Das 14h às 19h, no Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova)

• Das 14h às19h no Manaus Plaza Shopping (Chapada)

Quartas-feiras

• Das 15h às 19h, no estacionamento do Shopping Ponta Negra

Quintas-feiras

• Das 14h às 19h, no Manaus Plaza Shopping (Chapada)

• Das 14h às 19h, na praça de alimentação, na rua José Bonifácio (Dom Pedro)

Sábados

• Das 5h às 11h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Bola da Suframa)

• Das 5h às 11h, no Comando Geral da Polícia Militar (Petrópolis)

• Das 5h às 11h, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (Cidade Nova)

• Das 7h ao meio-dia, na rodovia AM-010, Km 29 (sentido Rio Preto da Eva)

Domingos

• Das 6h ao meio-dia, no Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, no estacionamento em frente ao anfiteatro

• Das 7h ao meio-dia, na rodovia AM-010, Km 29 (sentido Rio Preto da Eva)

FOTOS: Ruth Jucá/ADS e Divulgação

LEGENDA: É por meio do cultivo do maracujá que o produtor Aldenei Cortez gera emprego, beneficiando cerca de três famílias de forma direta

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): Ana Maria Reis (92) 999470-6831 e Yasmim Negreiros (92) 98411-3039. E-mail: ascom@ads.am.gov.br.