Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência: ADS dispõe de profissionais capacitadas na área rural

Uma das profissionais que se destaca é a engenheira agrônoma Josephina Veiga, que possui doutorado e pós-doutorado pelo Inpa

O Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências é comemorado neste sábado, 11 de fevereiro, com o objetivo de inspirar jovens pesquisadoras, além de valorizar aquelas que já atuam na área. Inserida no quadro de servidores da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), há três anos, Josephina Barata da Veiga, de 52 anos, representa essas profissionais que, por meio de seus estudos e pesquisas, produzem conhecimento científico.

Natural de Manaus, filha do engenheiro agrônomo Miguel Cruz da Veiga e da professora Aldaíze Rodrigues Barata, Josephina relata sobre a importância dos estudos na vida da mulher. ”Desde criança, nós somos criadas para sermos obedientes, para ficar dentro de casa, para aprender as coisas domésticas e, muitas vezes, não nos preparam para ter uma condição de nos desenvolver como pessoa e como profissional. Eu agradeço a Deus e aos meus pais, pois sempre me deram essa oportunidade de estudar e é por isso que estou aqui hoje”, disse.

Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (Unopar), Josephina possui, ainda, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) e Pós-Doutorado em Ecofisiologia de Espécies Arbóreas de Florestas Alagáveis, todos os cursos realizados no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), referência mundial em pesquisa científica sobre a diversidade amazônica.

Josephina também possui pós-graduação em Agricultura Orgânica pela Faculdade Play, Gestão de Agronegócio pela Faculdade Intervale e Direito Ambiental, realizado na Faculdade Intervale. O extenso currículo acadêmico e experiência no ramo, a tornam uma profissional altamente qualificada para atuar no segmento e contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado.

Na ADS, a engenheira agrônoma atua na negociação entre os produtores rurais, agricultores familiares, pescadores e piscicultores, extrativistas, além de associações e cooperativas assistidas pelas ações do Governo do Estado, visando a interação social e comercial entre os setores.

“Minha função é interagir com os produtores rurais através de consultorias técnicas para verificação da produção de alimentos, aplicação de cursos técnicos para melhoria da produção e geração de renda. Participo, também, das ações para credenciamento de produtores para os diversos editais e, muitas vezes, a intermediação de produtos para o balcão de agronegócios”, relatou.

Além da Agência, Josephina Veiga atuou como consultora e projetista autônoma, além de lecionar em diversas instituições de ensino superior de Manaus, inclusive na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atuou, ainda, como professora na Secretaria de Estado da Educação do Amazonas (Seduc) e instrutora no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam/Pronatec), além de agregar conhecimento e complementar seu currículo como pesquisadora do Inpa.

Incentivo à pesquisa

A ADS tem como um dos seus fundamentos básicos o uso sustentável dos recursos naturais, a geração de ocupação, emprego e renda no setor rural, bem como, a integração dos setores agropecuário, florestal, pesqueiro e mineral no processo produtivo.

Dessa maneira, a instituição busca aproximar o conhecimento científico da prática diária no setor primário, por meio de parceria entre as instituições públicas de ensino, com o objetivo de se tornar catalisadora dos projetos de pesquisa.

O conhecimento produzido pela academia, incluindo por servidores e servidoras, contribuirá com as políticas públicas desenvolvidas pela Agência, por meio da facilitação do escoamento da produção, além de promover melhorias tecnológicas para fortalecer o segmento no Estado do Amazonas.

FOTO: Divulgação/ADS

LEGENDA: Josephina Barata da Veiga, servidora da ADS, representa as profissionais que, por meio de seus estudos e pesquisas, produzem conhecimento científico.

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): ascom@ads.am.gov.br / Ana Maria Reis (92) 999470-6831 e Yasmim Negreiros (92) 98411-3039