Dia Mundial do Cacau, ADS destaca a importância do cultivo da fruta para o sustento de famílias amazonenses

Neste Dia Mundial do Cacau, 26 de março, a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), destaca a importância do cultivo da fruta no Estado e os benefícios nutricionais do consumo. A venda do cacau, tanto in natura como de seus derivados, garante o sustento de agricultores e suas famílias. 

No dia Mundial do Cacau, ADS destaca a importância do cultivo da fruta para o sustento de famílias amazonenses. Foto: Ruth Jucá/ADS

O cultivo da fruta é uma importante fonte de renda para os agricultores do Amazonas. No Estado, conforme dados do Instituto de Desenvolvimento do Amazonas (Idam), são cerca de 600 produtores rurais explorando o cacau em uma área de 557 hectares, com expectativa de produção estimada de 498 toneladas, segundo o Plano Operativo Anual de 2022. 

Segundo o engenheiro agrônomo da ADS, Dr Haroldo Cunha Diógenes, o município de Urucurituba (a 208 quilômetros de Manaus) se destaca com a maior produtividade. “A cidade tem uma produção que representa 80% de todo Estado, segundo a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)”, disse. 

Um dos alimentos mais versáteis e populares do mundo, o cacau é utilizado em uma variedade de produtos, desde chocolates e sobremesas até produtos de cuidados pessoais e medicamentos. As diferentes formas do alimento podem ser encontradas nas Feiras de Produtos Regionais, desde a fruta in natura até os doces regionais que utilizam cacau como matéria-prima.

A produtora Maria Buzaglo, que participa das feiras da ADS, cultiva o cacau em sua propriedade em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). Após colher a fruta, ela a utiliza para a fabricação de barras de chocolate, o que agrega valor ao produto. Essa é uma receita que aprendeu quando criança. 

“Eu cortei o cacau, tirei o caroço, coloquei pra secar e torrei. Depois disso, tirei a casca e coloquei a semente no moinho para então, fazer as barrinhas de chocolate natural. Com 1 kg de semente, consegui fazer 6 barrinhas naquele formato das balas tradicionais de cupuaçu e castanha”, disse. 

O sonho da feirante, agora, é começar a utilizar o cacau para fabricar produtos cosméticos, um mercado promissor e com muita demanda, segundo ela.

Já a produtora rural e feirante Ana Maria dos Santos, de 74 anos, cultiva o cacau no ramal Novo Horizonte, na AM-010, bem como outras frutas, como o cupuaçu, a banana, castanha, rambutan e mamão.

São 200 pés de cacau no local, desde 2007, seguindo uma tradição familiar. Além das vendas da fruta na feira da ADS no Comando Geral da Polícia Militar (aos sábados, das 5h às 10h), ela também comercializa somente as amêndoas. Ambas as formas se esgotam rapidamente, por isso, o cliente precisa se antecipar para encontrar o produto.

“Se a terra estiver limpa, o cacau cresce bem. Quando está maduro, eu tiro as amêndoas, guardo em um saco e deixo por três dias. Quando já está seco, começo a torrar e depois vendo ele moído. O cacau, pra mim, faz parte do sustento da minha família”, disse.

Além de ser a matéria-prima do chocolate, a fruta também oferece benefícios para a saúde, por ser rico em antioxidantes e flavanoides, conforme a nutricionista da ADS, Fabiana Cunha. O consumo do chocolate também pode ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a função cerebral, mas é preciso moderação, segundo ela.

“Ele ajuda a proteger o corpo contra danos causados pelos radicais livres e a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes. Além disso, o cacau tem propriedades estimulantes que podem ajudar a melhorar o humor e reduzir o estresse”, salienta Fabiana Cunha.  

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): ascom@ads.am.gov.br / Ana Maria Reis (92) 99470-6831 e Yasmim Negreiros (92) 98411-3039