Drinks de frutas são boa opção para se manter hidratado durante o Carnaval

Nas feiras da ADS, produtos cítricos frescos e saudáveis podem ser adquiridos facilmente para consumo nos dias de folia

O Carnaval é um momento propício para experimentar novos drinks e os tipos saudáveis são a melhor opção para manter a hidratação nos dias de folia. Alguns dos favoritos dos foliões neste período são os coquetéis com frutas cítricas, considerados os produtos mais refrescantes. Nas Feiras de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), há uma variedade de itens que podem ser adquiridos e usados para produzir as bebidas e experimentar novos sabores.

Entre as frutas mais procuradas pelos consumidores e que podem ser inseridas nos drinks saudáveis estão: a laranja regional, maracujá, a tangerina e o limão. Foto: Divulgação/ADS

A nutricionista da ADS, Fabiana Cunha, destaca os benefícios de consumir as bebidas não alcoólicas. “Além de ser refrescante, o drink sem o álcool não perde suas vitaminas e nutrientes, mas é necessário que a quantidade de açúcar esteja adequada. É importante enfatizar que o álcool é prejudicial à saúde e o excesso dele não combina com o trânsito. Já o drink sem o álcool, neste período festivo, é a melhor opção, pois até as crianças e idosos podem tomar”, explicou.

Entre as frutas mais procuradas pelos consumidores e que podem ser inseridas nos drinks saudáveis estão: a laranja regional, maracujá, a tangerina e o limão. Além dessas, os foliões podem optar também por outras frutas disponíveis nas feiras da ADS, como abacaxi, pitaya, melancia, carambola, caju, entre outras.

Conforme a especialista, é necessário ficar atento à reidratação antes, durante e após os festejos, o que pode ser feito com as bebidas naturais ou até mesmo o consumo da fruta in natura. “O calor da nossa região, associado a grandes desgastes físicos, exige cuidados especiais. A transpiração intensa, que é muito comum no carnaval, faz com que a pessoa perca líquido com facilidade, por isso é importante se hidratar a todo momento”, diz.

Funcionamento

Na capital do estado, são realizadas nove feiras na região urbana e uma na região rural. Neste fim de semana de carnaval, as edições ocorrerão normalmente. Somente na terça-feira (21/02), as feiras da ADS não funcionarão. É possível encontrar os produtos nas seguintes localidades:

Sábado:

• Das 5h às 11h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Bola da Suframa);

• Das 5h às 11h, no Comando Geral da Polícia Militar (Petrópolis);

• Das 5h às 11h, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola (Cidade Nova).

Sábado e domingo

• Das 7h ao meio-dia, na Rodovia AM-010, Km 29 (sentido Rio Preto da Eva).

Domingo:

• Das 6h ao meio-dia, no Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, no estacionamento em frente ao anfiteatro.

FOTO: Divulgação/ADS

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): ascom@ads.am.gov.br / Ana Maria Reis (92) 99470-6831 e Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.