Entrega de 37 aeradores para piscicultores em Rio Preto da Eva promete impulsionar produção local

Piscicultores do município Rio Preto da Eva, distante 57 quilômetros de Manaus, estimam dobrar a produção de peixes com a aquisição dos 37 novos aeradores, entregues nesta quinta-feira (02/07), pelo Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). Os produtos fazem parte do edital de doação onerosa disponível no site da agência, onde os equipamentos são ofertados a preços subsidiados em até 80% do valor.

De acordo com o presidente da ADS, Sério Litaiff Filho, com este investimento na piscicultura, a produção do município pode atingir um incremento de 100 toneladas de pescado, além do que já é produzido. Com isso, a estimativa é que seja gerado aproximadamente 600 mil em recursos na região.

“A entrega dos 37 aeradores no município de Rio Preto da Eva tem uma importância fundamental para o setor primário e, especificamente, para o município, porque possibilita para aqueles que os adquiriram até triplicar a produção”, destacou o presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho.

O presidente também ressaltou que a ação da agência é fundamental para o crescimento e o fomento da agricultura familiar e da piscicultura no estado do Amazonas.

“Esse tipo de entrega só fortalece ainda mais a política pública determinada pelo governador Wilson Lima, que é de interiorizar ainda mais os recursos para os municípios produtores. Rio Preto da Eva tem uma piscicultura muito forte, além da grande quantidade de produtores rurais. Não é à toa que temos uma Feira da ADS instalada aqui”, lembrou.

Essa é a primeira vez que que o piscicultor Johames Bastos Guimarães, que há 12 anos produz tambaqui curumim, matrinxã e pirarucu, realiza a aquisição do produto para potencializar sua produção. “Com os aeradores eu posso dobrar a quantidade de peixe, isso porque eles disponibilizam a quantidade exata de oxigênio de que os peixes necessitam. Sem esse produto, nós não podemos fazer isso”, explicou.

Na ação foram entregues aeradores do tipo 1,0 CV monofásico e 1,5 CV trifásico. Os implementos irão beneficiar diretamente seis famílias de piscicultores e, indiretamente, toda a população que consome pescado no município.

Edital – Para adquirir os aeradores, o piscicultor deve se habilitar no edital de doação onerosa disponível no site da ADS (www.ads.am.gov.br).

Os equipamentos disponíveis possuem as seguintes configurações: aerador 1,5 CV trifásico (67 unidades); e aerador 1 CV monofásico (371 unidades). A quantidade máxima de aeradores por piscicultor é de 10 unidades.

Na capital, a documentação exigida no edital deverá ser entregue na sede da ADS, situada na avenida Carlos Drummond de Andrade, 1.460, conjunto Atílio Andreazza, Bloco G, 1º andar, Japiim, zona sul. Nos demais municípios, a entrega poderá ser realizada nas Unidades Locais do Idam.

FOTOS: Assessoria ADS

Mais informações: ads.imprensa@gmail.com