Michelle Macedo Bessa

Presidente

Michelle Macedo Bessa é a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), em 19 anos de existência do órgão.

Amazonense, nascida em Manaus, morou, durante parte da sua infância no município de Tefé, no Médio Solimões.

Graduada pela Universidade Nilton Lins, ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) onde atuou no Hospital de Aeronáutica de Manaus. Nesse período, como oficial da FAB, desenvolveu inúmeras atividades nos municípios de interior do Amazonas. Atualmente é pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA);

No Poder Legislativo, atuou como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). No Executivo, exerceu a função de Secretária Executiva na Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas). Durante o período crítico da pandemia, atuou na linha de frente nas ações do Governo do Amazonas contra a covid-19.

Em março de 2021, assumiu a presidência da ADS, conforme decreto de nomeação publicado no Diário Oficial do Estado nº 34.461. À frente da ADS, coordenou conquistas históricas para trabalhadores do setor primário, como o pagamento inédito da Subvenção do Pirarucu a pescadores de manejo e a liberação do pagamento, no mesmo ano da safra, da Subvenção da Juta e Malva a juticultores. Além de fortalecer projetos de desenvolvimento sustentável juntos a produtores rurais em todos os municípios do Amazonas.

Outra ação de destaque gerida pela ADS, ao longo de sua gestão, é o Programa de Assistência Familiar (PAF), com duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação a famílias em vulnerabilidade social e incentivar a agricultura familiar. Em 2022, o programa credenciou 28 cidades para fornecimento de alimentos, fomentando o setor em mais de R$ 25 milhões.

Em janeiro de 2023, Michelle Bessa foi reconduzida pelo Governador Wilson Lima ao cargo de diretora-presidente da instituição para dar continuidade aos programas e projetos desenvolvidos.