“Peixe no Prato Solidário” atende mais de 1,5 mil famílias em Autazes

Governo do Amazonas distribui quatro toneladas de tambaqui às famílias em situação de vulnerabilidade, nesta sexta-feira (03/03)

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizou, nesta sexta-feira (03/03), a primeira edição do programa ‘Peixe no Prato Solidário’ de 2023, em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). Ao todo, foram distribuídas cerca de 4 toneladas de pescado à população em situação de vulnerabilidade social e econômica do município, que completa 67 anos de fundação.

O “Peixe no Prato Solidário” integra o Programa de Assistência Familiar (PAF) do Governo do Estado. FOTO: Rodrigo Santos/Secom

A ação ocorreu no Ginásio Poliesportivo Nicolau de Souza Bello e atendeu mais de 1,5 mil famílias.

A presidente da ADS, Michelle Bessa, explica que o “Peixe no Prato Solidário” foi criado durante a pandemia de Covid-19 e integra o Programa de Assistência Familiar (PAF). A iniciativa deu certo e o Governo dará continuidade em 2023. “No ano passado, foram 125 mil famílias beneficiadas em 30 municípios. Agora, temos a primeira edição deste ano realizada em Autazes, atendendo uma solicitação do município para fornecer o pescado à essas famílias”, disse.

O prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, destacou a importância da parceria com Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror, para a execução do programa durante as comemorações de aniversário da cidade. “São quatro toneladas de pescado novinho, bonito, que estão sendo entregues às famílias assistidas pela secretaria de Assistência Social. A nossa gratidão total ao Governo do Estado do Amazonas pelo município de Autazes”, contou.

O aposentado Francisco Mendonça, de 70 anos, foi um dos primeiros a chegar ao local de distribuição do pescado. Ele quis garantir a caldeirada de tambaqui do fim de semana e disse que vai preparar o peixe com pimenta e limão. “É bom para todos nós, para as famílias carentes, poder ter o peixe na mesa, o pão de cada dia. Saco seco não segura em pé”, disse.

Despesca


A equipe técnica da ADS acompanhou a despesca de peixes nesta quinta-feira (02/03), junto aos piscicultores do município Careiro Castanho, no quilômetro 75, da BR-319. Além de incentivar o consumo do pescado, a ação também beneficia esses trabalhadores.

A aquisição do pescado é realizada pela ADS, com recursos financeiros repassados pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). O pescado distribuído por meio do programa possui boas práticas de manejo e controle sanitário, oferecendo à população um peixe saudável e com valor nutricional completo.

“O programa tem uma importância muito grande, porque a gente completa, com a distribuição, um ciclo virtuoso das atividades que a ADS participa. Esse peixe foi despescado ontem, então está extremamente novo, fresquinho para ser distribuído à população de Autazes”, salientou o diretor técnico da ADS, Leandro Goes.

Sobre o PAF


Gerido pela ADS, o PAF possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação a famílias em vulnerabilidade social e incentivar a agricultura familiar e a piscicultura. O Governo compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar.

FOTO: Rodrigo Santos/Secom

LEGENDA: O “Peixe no Prato Solidário” integra o Programa de Assistência Familiar (PAF) do Governo do Estado.

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): ascom@ads.am.gov.br / Ana Maria Reis (92) 99470-6831 e Yasmim Negreiros (92) 98411-3039