Preme: Governo do Estado beneficia 40 agricultores familiares da cooperativa de Manacapuru

Mais de 6 mil quilos de alimentos, entre banana, mamão e abóbora, foram adquiridos pela ADS por meio do programa Preme

Preme e PAF beneficiam produtores rurais de Manacapuru

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), adquiriu mais de 6 mil quilos de alimentos, entre banana, abóbora e mamão, cultivados por produtores da Cooperativa de Agricultores e Pescadores de Manacapuru e Região (Coapmar). Os produtos foram arrecadados, nesta semana, através do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme).

A banana, por exemplo está no período de safra, que inicia no mês de julho, e já faz parte da aquisição do segundo semestre.

A coordenadora do programa, cujo objetivo é fomentar a agricultura familiar e levar alimentos aos alunos da rede pública estadual, Jaqueline Maria, fala sobre o processo após a arrecadação dos itens.

“Os produtos arrecadados para este programa têm como destino a logística da ADS, em Manaus. No local, os itens são devidamente organizados conforme a necessidade de cada unidade escolar e, em seguida, eles são direcionados às escolas estaduais. O processo de arrecadação é realizado na segunda-feira e a distribuição é feito na terça-feira”, explicou.

Preme e PAF beneficiam produtores rurais de Manacapuru

Atualmente, a cooperativa beneficiada nesta ação conta com 40 participantes que fazem parte dos sistemas de terra firme e da várzea. Somente este ano, a Coapmar realizou cinco entregas, somando mais de 30 mil quilos de alimentos entregues à ADS, sendo 10.250 mil quilos de mamão, 10 mil quilos de macaxeiras, 10 mil quilos de banana e 5 mil quilos de abóbora.

A presidente da Coapmar, Veridiana Nogueira, participa do programa Preme há oito anos e também é beneficiada pelo Programa de Assistência Familiar (PAF) desde que a iniciativa começou. Ela fala sobre os programas e a importância de cada um na vida dos cooperados.

“Os programas da ADS mudaram as nossas vidas. Isso porque, antes, nós plantávamos e não tínhamos uma expectativa de venda, mas hoje em dia, nós temos essa garantia e podemos colocar um valor que é devido a nós. Saímos da mão do atravessador, e colocamos diretamente na merenda escolar, e nós estamos felizes, porque nós sabemos que estamos alimentando tantas crianças”, ressaltou.

Preme e PAF

Em Manacapuru, a ADS por meio do Governo do Estado, vem fomentando a agricultura familiar através dos programas de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e de Assistência Familiar (PAF). Ao todo, as duas ações da ADS já adquiriam cerca de 400 mil quilos de produtos, beneficiando aproximadamente 100 fornecedores entre produtores, associações, cooperativas e agroindústrias da Princesinha do Solimões.

Por meio do Preme, foram adquiridos cerca de 181.170 mil quilos de alimentos desde o início deste ano, beneficiando 71 fornecedores entre produtores, associações, cooperativas e agroindústrias da cidade credenciados na ação. E o PAF, desde que foi implantado, em 2021, até o primeiro semestre deste ano, adquiriu 239.984 quilos de alimentos, beneficiando mais 30 fornecedores, entre produtores e cooperativas.

FOTOS: Arthur Castro/Secom