Sepror inicia projeto de revitalização da Central de Abastecimento de Iranduba

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) iniciou o projeto de revitalização da Central de Abastecimento de Iranduba (distante 39,7 quilômetros de Manaus). A primeira reunião para tratar do assunto aconteceu, nesta segunda-feira (14/01), e contou com a participação de representantes da Central das Cooperativas do Ramo Agropecuário (Centralcoop).

Segundo a gerente de Departamento Pedagógico (Depe/Sepror), Elizabeth Castro, a ideia é fazer do local um complexo que vai atender agricultores familiares, associados, produtores rurais e a rede atacadista e varejista do Estado do Amazonas, ofertando produtos frescos a preço mais acessível, gerando desenvolvimento para o setor primário.

A ideia é que dentro da nova central funcione uma feira da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), com espaço para praça de alimentação, boxes com produtos regionais de hortifruti, hortaliças, polpas, entre outros produtos.

O presidente da Cooperativa de Uatumã-CPU, de Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus), Ozeias Martins, afirma que a Centralcoop possui nove cooperativas, mas a estimativa até a finalização do projeto é de que 40 cooperativas se estabeleçam na Central.

“Necessitamos desse aprimoramento, desse melhoramento da infraestrutura, pois vai facilitar tanto o escoamento da produção quanto a comercialização, fazendo essa ponte entre o produtor e a Central”, explica Ozeias.

Segundo Merched Chaar, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Amazonas (OCB/AM), que também participou da reunião, a OCB/AM vai dar todo apoio para a realização dos diagnósticos e ações pontuais de capacitação, visando à continuidade do projeto.

“Com isso o setor primário e os produtores serão beneficiados com a possibilidade de explorar o mercado, tanto no varejo como no atacado, facilitando o escoamento dos produtos, beneficiando e agregando o valor dos produtos rurais da região”, explicou Merched.