Técnicos da ADS se reúnem com representante indígena para auxiliar escoamento da produção rural, em Barcelos

Indígenas da etnia Yanomami e Baré veem na Feira de Produtos Regionais uma forma de valorização e incentivo à produção local

Técnicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) se reuniram com representante indígena, em Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), para tratar do escoamento da produção agrícola familiar das comunidades tradicionais. Servidores da instituição estão no município para realizar uma série de ações de fortalecimento do setor primário.

Durante encontro, no sábado (28/01), com a Presidente da Associação Indígena de Barcelos (Aciba), Rosilene Menez da Silva, da etnia Baré, técnicos da ADS trataram da necessidade de escoamento dos alimentos produzidos nas comunidades, como camu-camu, abacaxi, açaí, banana, cará, macaxeira, batata ariá, farinha, goma de tapioca, beiju, entre outros, e apresentaram os programas do Governo do Amazonas que podem auxiliar os produtores rurais no processo.

Além da Feira de Produtos Regionais, que teve nova estrutura entregue na sexta-feira (27/01), e poderá ser utilizada para a venda direta dos produtores ao consumidor final, sem a necessidade de um atravessador, o Balcão de Agronegócios é outra alternativa, por meio do qual a ADS realiza a intermediação da venda de produtos regionais à grandes redes de supermercados.

O gerente das Feiras de Produtos Regionais nos municípios do interior do Amazonas, Kleison Medeiros, destacou que será feito, pelas lideranças indígenas, um levantamento da produção para que a Agência avalie as principais necessidades e as formas de incentivo ao setor.

“Nós iremos auxiliar a comunidade indígena para escoar esses produtos na própria cidade, já que Barcelos conta com a Feira de Produtos Regionais. Além disso, podemos ainda expandir para outras cidades, como Manaus, por meio do balcão de agronegócios, que faz a intermediação com grandes supermercados”, destaca.

Conforme a Aciba, os indígenas que vivem na região, das etnias Baré e Yanomami, cultivam o necessário para o consumo, vendem o suficiente para o próprio sustento e o funcionamento da Feira de Produtos Regionais se tornou mais uma possibilidade para geração de emprego e renda para os povos tradicionais. “Essa feira é importante para os nossos parentes trazerem seus produtos. É uma forma de valorizar os produtos dos nossos parentes, seria um incentivo a mais para eles cultivarem”, disse Rosilene da Silva

Com a entrega dos módulos para exposição dos produtos, a Feira de Barcelos passa a ser realizada uma vez ao mês, das 5h às 13h, na Praça da Polícia, no centro da cidade. O novo local foi escolhido, estrategicamente, devido à grande movimentação de pessoas na área central da cidade e próximo à região portuária. A gestão da feira em Barcelos será feita pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam).

Outros incentivos

A extração e utilização da piaçava é a principal fonte de renda dos indígenas Yanomami que vivem em Barcelos. E o Governo do Amazonas implantou, de forma inédita, incentivos para esse segmento, como a subvenção econômica e a aquisição de máquinas de fábrica vassouras, por meio de Doação Onerosa, ou seja, subsidiadas em até 80% do valor do produto. A adesão aos programas pode ser feita tanto individualmente, como por meio de associações ou cooperativas.

A fibra vegetal é utilizada, principalmente, para fabricação de vassouras e artesanato, como conta o tuxaua Miltão Aproeteri, que sustenta sua família com a renda proveniente do trabalho com a piaçava. “Durante um ou dois meses, a gente trabalha com a piaçava. Aí a gente tem alimentação e dinheiro para viver”, diz.

FOTO: Ana Maria Reis/ADS

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): ascom@ads.am.gov.br / Ana Maria Reis (92) 999470-6831 e Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.