ADS negocia venda de 39 toneladas de produtos regionais para três grandes supermercados da capital

Nesta semana, foi iniciada a entrega dos produtos comercializados por meio do programa Balcão de Agronegócios, da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), em parceria com o Sebrae. A produção tem como destino os supermercados Vitória, DB e Nova Era.

O programa intermediou a venda de 29 toneladas de jerimum, batata doce e abobrinha cultivados em Manaquiri (a 156 quilômetros de Manaus). No município, 26 produtores rurais estão sendo beneficiados com a compra. Eles fazem parte da Associação Nova Esperança, localizada nas comunidades Ilha do Barroso e Costa do Barroso.

A produção de mamão de aproximadamente 50 agricultores de Iranduba (a 27 quilômetros da capital, em linha reta) também já tem destino certo. Foram negociadas 10 toneladas da fruta diretamente com a Associação dos Produtores Agrícolas do Ramal do Pupunhal (Aparp).

Segundo o presidente da associação, Rubemar dos Anjos, essa intermediação do Governo do Estado, através da ADS, tem garantido a comercialização dos produtos. “Com a cheia dos rios, os produtos que plantamos tendem a ficar submersos e acabam estragando. Por isso, esse programa é de suma importância para nós. Ele nos ajuda a não perdermos a safra”, explica o agricultor.

O escoamento e a venda da produção da Associação Nova Esperança também são realizados pelo Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e pelo Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), dos quais os produtores locais fazem parte.

Balcão de Agronegócios – Criado em 2016, o programa Balcão de Agronegócios da ADS tem estimulado as negociações entre produtores rurais/extrativistas (produtores individuais, famílias, associações e cooperativas) e os consumidores, sejam eles privados e/ou governamentais.

Ao eliminar a figura do atravessador, a iniciativa permite que os grandes supermercados e distribuidores comprem diretamente do produtor rural, garantindo melhor preço ao consumidor e fortalecendo a agricultura familiar no Amazonas.

Somente em 2018 foram movimentados mais de R$ 5 milhões em produtos regionais oriundos do interior do estado. São mais de cinco mil produtores beneficiados, direta e indiretamente, com o programa.

Atualmente, o Balcão de Agronegócios da ADS já alcança 19 municípios: Autazes, Beruri, Caapiranga, Careiro da Várzea, Humaitá, Iranduba, Itacoatiara, Japurá, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Nova Olinda, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tonantins, Anamã, Coari e Careiro Castanho.

Parcerias – O programa Balcão de Agronegócios tem parcerias com: Abrasel, Amazon Polpas, Assaí Supermercados, Atacadão, Baratão da Carne, Big Amigão, Cachaçaria do Dedé, DB Supermercados, Makro, Manaos Polpas, Nova Era Atacado, Oasis Água de Coco, Qualipolpas e Vitória Supermercado.

FOTOS: Divulgação / ADS

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): Raquel Mendonça