Dia do Apicultor: ADS destaca edital de credenciamento para aquisição de caixas destinadas a produção de abelhas

Item, essencial no setor, é subsidiados em até 90%

Neste dia do apicultor, o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), destaca o edital de credenciamento aberto de doação onerosa para aquisição de caixas de madeira para produção de abelhas melipona (sem ferrão), visando impulsionar a produção de mel. Este item é subsidiado em até 90%.

A ADS prevê a aquisição de mais caixas (20x20cm e 26x26cm) para atender os produtores. Segundo o chefe de departamento de negócios agropecuários e pesqueiros da ADS, Edson Luniere, está previsto, até o próximo semestre, a aquisição de mais 800 caixas.

“Nosso objetivo é dar oportunidade para que os produtores e apicultores do nosso estado adquiram os materiais com mais qualidade e com valores muito abaixo do mercado”.

Especificações

As caixas são compostas pelos seguintes compartimentos: tampa, melgueira, sobreninho, ninho e lixeira. As especificações são as recomendadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), referência em pesquisa com abelhas regionais. Cada produtor credenciado possui uma quantidade limite, por trimestre, de dez unidades.

O edital tem duração limitada de 12 meses, vai de 24/01/2023 com término em 24/01/2024 ou até o final do estoque dos produtos.

Documentação

Todo e qualquer produtor rural, individual ou membro de associação ou cooperativa, detentor da documentação exigida, interessado em adquirir os materiais pode se habilitar.

É necessário entregar os seguintes documentos: cópias da cédula de identidade (RG ou Carteira Nacional de Habilitação) e do CPF (autenticada e/ou conferida com o original por servidores da ADS e/ou IDAM nos Municípios do interior do Estado do Amazonas); cópia do Cartão de Produtor Primário, entre outros listados no edital, disponível em https://www.ads.am.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/AVISO-DE-CREDENCIAMENTO.pdf.

Na capital, a documentação exigida no edital deverá ser entregue na sede da ADS, situada na avenida Carlos Drummond de Andrade, n.º 1.460, conjunto Atílio Andreazza, Bloco G – 1º andar, Japiim, zona sul. O horário de funcionamento é das 08h às 12h e das 13h às 17h (de segunda a quinta-feira) e, das 8h às 15h (às sextas-feiras).
Nos demais municípios, a entrega poderá ser realizada nas unidades locais do Idam, no horário estipulado pelo órgão.

FOTO: Ruth Jucá / ADS

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): ascom@ads.am.gov.br / Deyserreen de Souza (92) 9333-8273 e Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.