Técnicos da ADS participam do 1º Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas

A equipe participou da programação sobre a cadeia produtiva da banana e do cupuaçu

Técnicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), participaram da programação do 1º Workshop das Cadeias Produtivas no Amazonas. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel/AM).

Ao todo, serão executados 11 Workshops sobre as principais Cadeias Produtivas do Amazonas, bem como açaí, abacaxi, banana, cupuaçu, castanha, citros, guaraná, mandioca, olerícolas, piscicultura e pecuária, de 17 de maio a 13 de julho. O ensino teórico está sendo realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, situado na avenida Constantino Nery, 5.001, bairro Flores, Manaus. As atividades também contam com um intercâmbio prático no campo.

A primeira cadeia produtiva abordada foi a da banana, onde o técnico da ADS, João Vieira Netto, pôde participar como relator. Os temas abordados foram relacionados ao fortalecimento e o desenvolvimento da cadeia produtiva da banana.

“Na primeira parte do evento, fizemos o apontamento dos participantes que puderam contribuir com o assunto do grupo C, que era a parte do desenvolvimento e difusão da cultura da banana nos aspectos do campo da pesquisa, da assistência técnica, de mercado e da expansão territorial. Durante esses apontamentos, eu fiquei com a explanação final”, explicou.

O programa se estendeu para a parte prática, realizada na quinta-feira (18/05), quando cerca de 40 participantes entre técnicos, pesquisadores, produtores e empresários da indústria de alimentos, puderam aprender mais sobre inovações tecnológicas, sistemas de produção atualizado e cases de sucesso.

A atividade foi executada na propriedade do produtor Vildomar Brum Filho, em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). O agricultor, juntamente com seu pai, com mesmo nome, foram um dos primeiros produtores de banana do Amazonas a testar as recomendações da Embrapa, em meados de 1999, para gerar plantações resistentes ao fungo Sigatoka-Negra. Hoje, o fruto representa a principal fonte de renda da família.

Vildomar participa da Feira da ADS no Shopping Ponta Negra, às quartas-feiras. A edição é responsável por cerca de 20% a 25% do escoamento de sua produção semanal. Nessa feira, ele comercializa 400 quilos de banana. Ele relata que a iniciativa do Governo do Estado é uma excelente forma de escoar o fruto, considerando a dificuldade com a maturação e a possibilidade de geração de renda imediata.

“A gente sempre precisa ter vários clientes para não perder o alimento. Outra vantagem é que eu consigo levar outros produtos cultivados no sítio, como: café, abóbora, abobrinha e tucumã. Na feira, não preciso esperar de 15 a 20 dias pelo pagamento”, salientou.

Ainda na quinta-feira, a técnica da ADS, Dra. Josephina Veiga, participou da programação teórica sobre a cadeia produtiva do cupuaçu, e hoje (19/05), a técnica está participando da visita técnica no Campo de Produção da Embrapa Amazônia Ocidental.

FOTO: Divulgação/ ADS e Mayana Tomaz/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): ascom@ads.am.gov.br / Deyserreen de Souza (92) 9333-8273 e Yasmim Negreiros (92) 98411-3039.