ADS e Innovatus discutem a segunda etapa do Acordo de Cooperação Técnica com finalidade de apoiar as atividades extrativistas do Amazonas

A reunião aconteceu na sede da ADS com representantes da empresa e a Diretoria Técnica da Agência

Com o objetivo de apoiar os extrativistas de juta, malva, piaçava e castanha, a equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) do Governo do Estado do Amazonas, reuniu-se com a empresa Innovatus para definir a segunda etapa do acordo de Cooperação Técnica firmado em 2023.

No encontro, a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, o chefe do Departamento de Negócios Florestais da ADS, Jardel Luzeiro, e o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Innovatus, Marcos Aurelio, alinharam o processo de montagem das máquinas secadoras, que serão instaladas nos municípios de Iranduba, Manacapuru, Barcelos e Tefé.

Nesta fase do processo, a ADS irá monitorar as etapas de implantação e utilização dos equipamentos de secagem, por meio de seus agentes técnicos.

“A ADS em parceria com a Innovatus, que está na segunda fase do projeto que irá construir o equipamento de secagem projetado. Todo material será adquirido no polo industrial de Manaus, e posteriormente, haverá a fase de teste”, pontuou Jardel, chefe do Departamento de Negócios Florestais da ADS.

De acordo com Marcos Aurelio, diretor de pesquisa da Innovatus, a máquina de secagem, que tem por objetivo acelerar o processo de secagem de produtos como a juta, malva e a castanha, é um equipamento de tecnologia inovadora no Amazonas, com sistema de aquecimento sem nenhum efeito prejudicial aos produtos, além de um consumo de energia baixa.

“A Innovatus junto à ADS está buscando uma solução de menor custo e processo rápido na produção da castanha, piaçava e juta e malva, que irá melhorar as atividades dos extrativistas e com melhor qualidade”, explicou.

“Após a montagem do equipamento que seguirá nessa segunda fase, a empresa Innovatus e a ADS realizarão os testes, e a Agência planeja com o estudo incluir a máquina secadora no seu programa de doação onerosa, já que a solução para o processo da produção dos produtos que está sendo voltada para garantia da qualidade e menos custo à agricultura familiar”, ressaltou a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga.

Fotos: Ruth Jucá / ADS