ADS participa do primeiro teste da máquina secadora desenvolvida pela Innovatus

A demonstração aconteceu na Escola Superior de Ciência Socias da UEA

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), participou do primeiro teste da máquina secadora desenvolvida pela Innovatus. A demonstração ocorreu na quinta-feira (04/07), na Escola Superior de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), localizada na avenida Castelo Branco, bairro Cachoeirinha, zona sul.

A Innovatus apresentou aos participantes o protótipo do equipamento de secagem de biomassas, baseado em tecnologia de micro-ondas. O processo de agilidade de secagem do produto promove a retirada excessiva de água, proporcionando maior qualidade e durabilidade dos produtos e evitando a proliferação de fungos, como o das aflatoxinas.

O coordenador do departamento de negócios florestais da ADS, Jardel Luzeiro, relatou que a realização dos testes foi um sucesso, já que o processo apresenta tecnologia para nivelar o nível da água presente na castanha, gerando qualidade, durabilidade e maior resistência. Agregando valor para melhor desempenho na comercialização.

“Este novo equipamento desenvolvido pela Innovatus nos alegra, pois beneficiará os nossos extrativistas. A máquina utiliza tecnologia para agilizar a secagem dos produtos, e hoje vimos uma demonstração com castanhas-do-Brasil. Além de reduzir o tempo necessário, a máquina também garante qualidade e durabilidade, tornando esses produtos ainda mais atrativos no mercado”, disse.

A parceria entre a ADS e a Innovatus visa produzir cinco máquinas secadoras, que serão destinadas aos municípios de Tefé, Barcelos, Iranduba e Manacapuru. As máquinas beneficiarão extrativistas de castanha-do-Brasil, piaçava, juta e malva.

“O protótipo apresentado opera com uma potência de quatro quilowatts, capaz de processar até dois quilos de castanhas por minuto. Esse resultado é altamente eficiente e também reduz o custo de energia”, explicou o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Innovatus, Marcos Aurelio.

Diversas autoridades estiveram presentes na iniciativa, incluindo a diretora-presidente da ADS, Michelle Bessa, a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, o coordenador do departamento de negócios florestais da ADS, Jardel Luzeiro, o diretor de pesquisa da Innovatus, Marcos Aurélio, o engenheiro mecânico Walter Junior, além de pesquisadores da Universidade estadual do Amazonas (UEA) e representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

FOTOS: Divulgação/ADS

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) Yasmim Negreiros