ADS promove ações de apoio ao setor primário na 45ª Expoagro

Produtores e interessados poderão participar de cursos, adquirir produtos na Feira de Produtos Regionais e do credenciamento do Preme

De 5 a 10 de dezembro, acontece a 45ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no quilômetro 2 da BR-174. O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), promoverá uma série de ações para a agricultura familiar, como cursos, Feira de Produtos Regionais e credenciamento do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme).

Dois cursos serão oferecidos pela ADS para agricultores e pessoas interessadas no tema. O primeiro, sobre os Benefícios do Polo Moveleiro, será ministrado pela engenheira florestal e gerente de comercialização de produtos florestais, Eliane Ramos, na quarta-feira (06/12), a partir das 11h, na sala 02 do auditório da Sepror.

O segundo, sobre a Instalação Correta de Aeradores Mecânicos na Piscicultura, será conduzido pelo engenheiro de pesca e chefe de departamento de negócios agropecuários e pesqueiros da ADS, Edson Luniere, na sexta-feira (08/10), a partir das 14h, na sala 01 – Balbina.

Os cursos terão a carga horária de 4 horas, com 20 vagas disponíveis e serão realizados de forma gratuita.
Uma edição especial da Feira de Produtos Regionais será realizada pela ADS, com a participação de cerca de 25 feirantes, que irão expor e vender produtos típicos da região, como frutas, verduras, legumes, queijos, doces, entre outros. A feira será uma oportunidade para os agricultores locais comercializarem os seus produtos. A edição funcionará das 9h às 22h, na frente da praça de alimentação do evento.

A ADS também irá realizar o credenciamento de produtores rurais no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), uma iniciativa do Governo do Amazonas que visa garantir alimentos regionais na merenda escolar da rede estadual. O credenciamento acontecerá no estande do Sistema Sepror, com técnicos da ADS, durante os seis dias de exposição. Dúvidas e mais informações sobre os demais programas também serão tiradas no estande da ADS.

“Essas são as ações que a ADS promoverá durante a 45ª Expoagro, um dos maiores eventos do setor agropecuário do estado, que reúne produtores, empresários, estudantes e o público em geral, para conhecer as novidades e as oportunidades do segmento”, ressaltou a diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga.

Foto: Divulgação / ADS