ADS promove palestra sobre “O papel dos fiscais nas contratações públicas”

A iniciativa teve como objetivo fortalecer os conhecimentos e habilidades dos servidores

Na manhã desta segunda-feira (06/07), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) realizou uma palestra direcionada aos servidores responsáveis pela fiscalização de contratos. O evento teve como tema central “O papel dos fiscais nas contratações públicas” e ocorreu na sede da ADS.

Durante a palestra, foram abordados diversos tópicos relevantes para o desempenho eficiente dos fiscais, incluindo o planejamento, as prestações de contas e estratégias para aprimorar a atuação dos profissionais. A iniciativa visa fortalecer a capacidade dos servidores em garantir a transparência e a efetividade dos processos de contratação no âmbito público.

“Nós tratamos a importância de o fiscal buscar conhecimento e que ele possa buscar um papel e um aparato mais adequado para realizar essa fiscalização”, ressaltou o controlador interno da ADS, Adonias Peres, sobre a importância do tema ministrado.

A capacitação visa preparar os fiscais para lidar com os desafios e responsabilidades inerentes à gestão de contratos, contribuindo para a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população.

O chefe de departamento de planejamento, programas, projetos, convênios e contratos (Depc) da ADS, Hudson Pinheiro, ministrou brevemente o tema “Planejamento e prestações de contas”. Na ocasião, ele contou com exemplos práticos para uma boa gestão.

“Reforçamos para os fiscais a gestão do orçamento, a importância e a responsabilidade que eles têm, dessa tratativa e conduzir esse papel importantíssimo no dia a dia”, destacou.

Com a palestra, a ADS reforça o compromisso com a formação contínua de seus servidores, buscando aprimorar os conhecimentos e habilidades necessários para o cumprimento de suas atribuições.

O coordenador da Comissão Interna de Licitação (CIL), André Ribeiro, finalizou a palestra destacando algumas situações imprevistas que podem acontecer com os fiscais durante o processo de licitação, enfatizando a importância da flexibilidade.

“O papel do fiscal de contratos é um papel significativo para alcance do resultado das ações na administração pública. São situações que ele pode identificar desde a fase de planejamento, de execução, que podem impactar e ter consequências pela omissão ou pela falta de acompanhamento na sua atividade como fiscal. Então ele desempenha um papel essencial para o resultado, com eficiência e eficácia das fiscalizações dos seus contratos”, disse.

FOTO:  Ruth Jucá / ADS