Balcão de Agronegócios auxilia no escoamento de mais de três toneladas de mamão

A ação beneficiou cerca de 11 famílias de produtores da agricultura familiar em Manacapuru

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), intermediou e auxiliou o escoamento de aproximadamente 3 toneladas de mamão tipo calimosa, através do programa Balcão de Agronegócios. Ao todo, a ação beneficiou cerca de 11 famílias de produtores da comunidade Rainha dos Apóstolos, na zona rural de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus).  

Essa foi a primeira vez que os produtores da comunidade foram beneficiados pelo programa. O agricultor Francisco Marcondes Almeida, 36 anos, soube do programa por meio de um amigo. “A minha expectativa é levar melhoria para a minha comunidade, para o meu povo, que o povo ribeirinho”, relatou.

O Balcão de Agronegócios é executado pela ADS que visa realizar a intermediação entre produtores rurais e grandes supermercados, eliminando a presença do atravessador, garantindo preços justos e produtos de qualidade. 

“Mais uma ação do Balcão de Agronegócios da ADS aqui em Manacapuru. Hoje, contemplando aqui o Marcondes, produtor de mamão, estamos mandando para o mercado de Manaus, um total de 3 mil quilos de mamão”, destacou o coordenador do programa Mário Moura.

A entrega faz parte da avaliação de capacidade produtiva realizada na última semana de fevereiro, em propriedades de agricultores que não eram assistidos pelo programa do governo.

Março

Ao todo, cerca de 14 famílias de produtores dos municípios Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) e Manacapuru, escoaram 11 toneladas de alimentos regionais por meio do programa Balcão de Agronegócios. A iniciativa beneficia produtores com emprego e renda e a população local com acesso a produtos frescos.