Dia Nacional do Artesão: ADS destaca Feiras de Produtos Regionais como um ambiente para a comercialização das artes feitas à mão

Além de artesanato, as feiras da ADS comercializam produtos regionais como frutas, verduras, pães e muito mais

No Dia Nacional do Artesão, celebrado nesta terça-feira (19/03), o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), destaca a Feira de Produtos Regionais como um ambiente de oportunidades para os profissionais responsáveis por transformar matéria-prima em produto acabado.

A comercialização de artesanato nas feiras da ADS contribui diretamente para a geração de renda e o fortalecimento da economia local. “Os artesãos são empreendedores individuais que dependem desses espaços para divulgar e vender seus produtos”, destacou o gerente de feiras da ADS Ray Hilton Lima.

Uma das beneficiadas com as feiras da ADS é a artesã Ângela Lima, 57 anos, que confecciona produtos com a técnica japonesa de amigurumi.

“Eu resolvi empreender para mim mesma. No emprego daqui eu gosto. Aprendi quando criança, e hoje, aos 57 anos, faço brinquedos para crianças”, disse a produtora.

A artesã Suena Batista também está presente na feira da ADS, comercializando vasinhos de cimento. “Tudo começou durante o confinamento em casa, na pandemia, em 2020”, destacou Suena, participante da feira da ADS no Sumaúma Park Shopping, às terças-feiras, há dois anos.

Nas feiras da ADS também são comercializados sabonetes artesanais e cosméticos, artesanato em biscuit, bolsas, bonecas e tapetes de pano, além de outros produtos. Além disso, as feiras da ADS comercializam produtos regionais como queijos, peixes, mel, pães, plantas todos comercializados diretamente pelos produtores, desfrutando da riqueza cultural da região.

FOTOS: Divulgação / ADS