Feirantes de Presidente Figueiredo recebem apoio técnico da ADS para acessar crédito da Afeam

A iniciativa visa dar oportunidade aos feirantes das feiras da ADS da capital e do interior que buscam melhorar seus negócios

O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), auxiliou feirantes da Feira de Produtos Regionais de Presidente Figueiredo (a 127 km de Manaus), ao acesso à linha de crédito do Programa “Mais Crédito Amazonas”, disponível pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a ação foi realizada no sábado (20/04).

Durante a iniciativa itinerante, os feirantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e receber orientações sobre o processo de solicitação de crédito. Incluindo informações sobre a documentação necessária, desde a entrada do pedido até a aprovação da concessão do crédito.

A feirante Cleuzilda Freitas, que fez a solicitação de crédito e atua na agricultura familiar há 30 anos, destaca que o crédito incentiva a produção e fortalece todos os envolvidos na atividade rural. “Quando fortalecemos a agricultura familiar, todos saem ganhando. Ao acessarmos a linha de crédito da Afeam, conseguimos aumentar um pouco mais a nossa produção”, ressaltou.

Através da iniciativa, os feirantes têm a oportunidade de obter crédito da Afeam, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 21 mil. Com o recurso, é possível investir em melhorias, como aumento da produtividade no cultivo de hortifrútis e pescados. Além disso, o financiamento também permite investir em adequações e melhorias nos estabelecimentos, aquisição de máquinas, equipamentos, móveis e utensílios, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das atividades econômicas.

Em Presidente Figueiredo, a Feira de Produtos Regional da ADS conta com a participação de 78 feirantes. A edição é realizada das 5h às 12h, todos os sábados. Durante a programação, 17 propostas ao crédito da Afeam foram solicitadas.

A próxima comunidade a receber a equipe da ADS será a do Lago do Limão, na zona rural do município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). A diretora técnica da ADS, Lionilde Gonzaga, fala sobre a ação itinerante.

“A ADS está atualmente disponibilizando uma equipe que está ampliando o atendimento ao acesso à linha de crédito da Afeam nos municípios. Além disso, feirantes de municípios distantes de Manaus também podem se dirigir à sede do IDAM local para agilizar sua solicitação”, explicou.

Solicitação
Para solicitar a linha de crédito, o produtor deve estar credenciado na Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). É necessário que o produtor tenha sua documentação regularizada, isso inclui documentos pessoais e informações sobre sua atividade como feirante. O produtor deve apresentar o extrato bancário, que comprova sua movimentação financeira, além de um comprovante de residência atualizado. O produtor também deve fornecer uma declaração que comprove sua função de feirante nas edições da feira da ADS.

Em caso de dúvidas sobre como acessar a linha de crédito, os feirantes podem acessar o site da Afeam: www.afeam.am.gov.br ou dirigir-se à sede da ADS em Manaus, localizada na avenida Carlos Drumond de Andrade, n.º 1460, 1° andar do prédio do Sistema Sepror.

No interior, interessados no crédito podem procurar a sede do Idam.

FOTO: Divulgação / ADS