Governo do Amazonas faz avaliações de capacidade produtiva dos agricultores para negociação por meio do Balcão de Agronegócios

A iniciativa visa realizar a venda intermediada de produtos regionais de agricultores do Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), vem realizando avaliações de capacidade produtiva visando auxiliar produtores da agricultura familiar no processo de comercialização dos produtos regionais via Programa Balcão de Agronegócios, na região metropolitana de Manaus.

Nesta semana, a equipe técnica da ADS esteve presente na propriedade do produtor Edvaldo Lima, 76 anos, situada no município Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus). O produtor almeja participar dos programas da ADS e possui um número significativo de produtos regionais.

“O meu sonho é conseguir produzir mais e ter para quem vender. Conheci a ADS por meio do Jean Frank, gerente do Idam local. Hoje, estou entusiasmado ao ver que a ADS está presente aqui e tenho grandes expectativas para a comercialização dos meus produtos”, relatou.

A verificação da capacidade produtiva é essencial para promover o crescimento econômico, a segurança alimentar e a sustentabilidade na agricultura regional.

“Viemos conhecer a produção do seu Lima, que é uma produção expressiva de macaxeira e jerimum, e, futuramente, visamos colocar essa produção no mercado de Manaus, através do Balcão de Agronegócios. Esse é o nosso trabalho”, explicou o gerente do Balcão de Agronegócios, Mário Moura.

Ao todo, Edvaldo Lima possui cerca de 30 toneladas de macaxeira e 50 toneladas de jerimum. O gerente do programa explica que os produtos serão colhidos nos próximos meses.

“A plantação de macaxeira ficará pronta para colheita em dois meses. Já o plantio de jerimum, por ser cultivado em várzea, poderá ser colhido ainda neste mês. Dessa forma, ganhamos tempo para realizar a intermediação para a comercialização de todo o produto, garantindo o escoamento da produção e a renda aos agricultores”, disse.

A programação se estenderá pelas próximas semanas, visando escoar a produção de produtores antes das cheias dos rios.

Balcão de Agronegócios

O programa destaca-se neste período, pois a cheia influência no grande fluxo de escoamento de produtos da várzea como a macaxeira, jerimum, banana pacovã e a melancia. O Balcão possibilita que produtores colham e comercializem os seus alimentos de forma rápida e com preço mais acessível. “O programa faz a venda intermediada de agricultores do Amazonas, possibilitando a geração de renda e eliminando o papel do atravessador no processo de comercialização da produção agrícola no estado”, salientou Mário.

Durante a vazante, o programa desacelera devido à escassez de produtos e ao difícil acesso logístico em determinadas regiões.

Balanço de Janeiro

Em janeiro, a ADS intermediou a venda de 38.420 quilos de produtos regionais, gerando R$ 134.660,00 mil. Ao todo, 12 produtores da agricultura familiar e associações foram beneficiados. A iniciativa alcançou sete municípios: Manacapuru, Careiro da Várzea, Manaquiri, Beruri, Manaus, Iranduba, Nova Linda do Norte e Careiro Castanho.

Entre os produtos intermediados, estavam jerimum, macaxeira, banana pacovã, melancia, tucumã, massa de mandioca, castanha, cheiro-verde, mamão, queijo coalho, limão e fécula.

Foto: Divulgação / ADS