Governo do Amazonas garante apoio a produtores na boa safra do tucumã nas feiras de produtos regionais

O tucumã é uma fruta muito utilizada na culinária regional, rico em vitaminas A e C e em fibras, considerado uma opção saudável para uma alimentação equilibrada. O fruto está com uma boa safra neste ano de 2024 nas produções rurais do estado, e acessível nas feiras de produtos regionais do Governo do Estado, realizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), em 11 edições na capital e zona rural de Manaus.

Segundo a ADS, nesse período da safra, cerca de 25 mil dúzias do fruto são comercializadas, ao mês, durante as edições de feiras que acontecem em Manaus. A presidente da ADS, Michelle Bessa, enfatizou o apoio do Governo Estadual na comercialização dos produtos.

“O Governo do Estado ajuda e apoia muitos produtores rurais, associações e cooperativas na comercialização de diversos produtos regionais, como o tucumã, que é uma fruta muito consumida pelos amazonenses. E nesse período da safra, o programa da ADS está dando esse suporte na comercialização em nossas feiras”, disse a presidente da ADS.

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Vanderlei Alvino, destacou a importância do trabalho do órgão para fomentar a cadeia produtiva no estado.

“O Idam visa cada vez mais capacitar e dar conhecimento aos nossos produtores em todas as cadeias produtivas. É muito importante fortalecermos cada vez mais esse entendimento do Governo do Estado com o nosso agricultor, através das nossas parcerias com a Afeam e com o sistema Sepror para levar essa política pública cada vez mais próxima”, afirmou o diretor-presidente do Idam.

Oferta e demanda

Para os produtores, o período está com a oferta e demanda boa para a comercialização. Dario Castro, 33, é produtor de tucumã no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). Ele afirma que as vendas estão bem intensas nas feiras da ADS.

“Este ano está muito boa a safra. Deu uma grande produção na minha propriedade, e a venda está muito boa aqui na nossa feira. Conseguimos extrair toda semana de 10 a 12 sacas de tucumã e conseguimos vender com facilidade aqui em Manaus”, disse o produtor.

Quem também está nesse ritmo de boas vendas do tucumã é o produtor rural Rodolfo Lima, 57, do município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). Nas feiras da ADS, a clientela é certa na compra. “Graças a Deus eu vendo muito bem. Eu tiro do meu sítio aproximadamente 10 a 15 sacas, por semana. Só tenho a agradecer à ADS e ao Idam por ajudar nesse trabalho”, declarou.

O fruto e suas características

O tucumã é uma fruta nativa da Amazônia, da Região Norte do país, e desempenha um papel importante na economia da região. Além de ser consumido in natura, o fruto também é utilizado para a produção de diversos produtos, como sorvetes, sucos, geleias e até mesmo cosméticos.

A fruta também está presente no recheio da tapioca e do famoso “x-caboquinho”, um sanduíche típico da culinária local, que é recheado com lascas de tucumã, banana pacovã madura frita, queijo coalho e manteiga.

Na casa da autônoma Graça Cipriano, 56, o tucumã não pode faltar. “O tucumã tem muita fibra, e como eu tenho problema de prisão de ventre, ele ajuda muito. Eu compro para mim, e também levo para os meus filhos”, disse.

Calendário Feiras 2024

Terça-feira