Governo do Amazonas reúne conselhos para formatar políticas de fortalecimento do setor primário

Vice-governador Tadeu de Souza abre evento que reúne conselheiros de agroecologia, desenvolvimento rural sustentável e aquicultura

Debates em torno do fortalecimento das políticas públicas para o setor primário em 2024 marcaram a primeira reunião conjunta já realizada pelo Governo do Amazonas entre os membros dos três conselhos estaduais sob coordenação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror). O evento foi promovido nesta segunda-feira (19/02), na sede da pasta, localizada no bairro Japiim, zona sul de Manaus.

A abertura oficial da reunião conjunta foi feita pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, que reafirmou o compromisso da gestão Wilson Lima com o diálogo aberto voltado ao planejamento das ações governamentais. Na ocasião, o vice-governador destacou a importância dos conselhos como elo entre o poder público e os produtores rurais de todo o estado.

“Esta é a primeira vez que os três conselhos estaduais do Sistema Sepror realizam uma reunião conjunta, o que traz o simbolismo da cooperação e do fortalecimento das ações voltadas ao setor primário. É muito mais fácil encontrar soluções num ambiente de diálogo e troca de experiências. Isso nos ajuda a executar as nossas políticas de forma eficiente e inteligente, aproveitando ao máximo os orçamentos disponíveis”, disse Tadeu de Souza.

O evento contou com a presença de mais de 50 conselheiros, integrantes de órgãos governamentais e de entidades da sociedade civil organizada, que atuam nos seguintes colegiados: Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs); Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura (Conepa); e o Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amazonas (Ceapo).

Mudanças climáticas
Aos conselheiros, o vice-governador salientou que ouvir as demandas e trocar experiências com os produtores rurais é fundamental para o alinhamento de ações estratégicas de enfrentamento dos eventos climáticos extremos que afetam o setor primário, a exemplo da cheia e da estiagem dos rios, agravados pelas mudanças climáticas.

“Mais que nunca, a gente precisa ter essa cooperação por conta de eventos extremos, como aconteceu no ano passado, para que tenhamos todos os instrumentos de mitigação e tudo se resolva sem grandes prejuízos. Apesar de estarmos, culturalmente, adaptados aos processos de cheia e seca, precisamos da articulação, cooperação e união”, enfatizou Tadeu de Souza.

Por conta da estiagem, que impactou drasticamente agricultores comunidades rurais de todo o Amazonas, o Governo do Estado realizou ações para a remissão de créditos e renegociação de débitos, que totalizaram 1,9 mil operações, da ordem de R$ 9,7 milhões, até o início de dezembro de 2023.

Mais investimentos
Tadeu de Souza destacou, também, os investimentos de quase R$ 520 mil do programa SOS Vicinais, para tornar trafegável 44,5 quilômetros de vicinais no interior. “Nunca se viu tanto investimento em vicinais como nos últimos anos. Investimentos que tivemos em programas que são contínuos, tanto os programas de alimentação como de fortalecimento do crédito”, ressaltou.

O secretário da Sepror, Daniel Borges, afirmou que é importante a participação de todos os conselheiros no sentido de que todas as classes estejam representadas e fortalecidas com uma voz ativa, em nível regional e nacional, em favor do fortalecimento do setor primário amazonense.

“Estamos trabalhando principalmente na captação de recursos financeiros, e todos esses projetos aqui discutidos serão apresentados ao Governo Federal. Outra meta é a criação do Plano Estadual para a implementação dos conselhos em municípios com potencial produtivo. Então, todas essas questões ganham mais força para que consigam avançar”, ressaltou o secretário.

O encontro também teve a presença dos deputados estaduais João Luiz e Cristiano D’Angelo; do prefeito de Tapauá, Gamaliel Andrade; da presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea/AM), Alzira Miranda; e representantes das autarquias vinculadas ao Sistema Sepror: Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).

Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-Geral da Vice-Governadoria e Isaac Maia da Silva / Sepror