Peixes para o consumo durante a Quaresma podem ser adquiridos nas feiras da ADS

Além de peixes, grãos, ovos, aves, frutas e vegetais podem ser encontrados com facilidade nas edições das feiras

Neste período da Quaresma, os consumidores que optarem adquirirem peixes e outros produtos regionais frescos e de qualidade têm a opção de visitar as Feiras de Produtos Regionais do Governo do Estado. As edições são organizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), em locais estratégicos da capital e do interior.

A Quaresma, que começa após o Carnaval e termina no Domingo de Ramos, é um período em que muitos consumidores procuram alimentos e produtos regionais relacionados a essa época, de acordo com suas práticas religiosas que restringem alguns alimentos, como a carne vermelha.

Nas feiras da ADS, é comum encontrar uma variedade de espécies de peixes, como a matrinxã, a partir de R$25,00; o pirarucu fresco, o valor comercializado varia entre R$25,00 e R$40,00 e o pirarucu seco, a partir de R$35,00; além do tambaqui, comercializado por quilo em um valor que varia entre R$ 14,00 e R$16,00. Outras espécies como o pacu, tucunaré, jaraqui e sardinha são comercializadas por unidade com preços diversificados.

A piscicultora do município de Rio Preto da Eva (57 quilômetros de Manaus) há mais de 20 ano, Suzy Pinheiro, fala sobre a alta demanda neste período. “Neste mês, devido à Quaresma, a venda de peixe aumentou, mas é na semana antes da Semana Santa que a demanda por pescado cresce”, explica.

Além do pescado, os consumidores podem encontrar facilmente grãos, ovos, aves, frutas e vegetais nas feiras. O cheiro verde, indispensável no preparo do peixe, pode ser adquirido a partir de R$ 3,00 dependendo da quantidade. A pimenta ardosa pode ser encontrada a partir de R$ 6,00 a bandeja.

“Nesse período a busca pelo peixe e demais produtos regionais crescem na feira, o movimento traz melhoras nas vendas após um período de festividade”, ressalta Diego Augusto, gerente de feira da ADS.

A professora Sandra Souza, 57 anos, é cliente das feiras da ADS e costuma visitar as feiras do Sumaúma Park Shopping, às terças-feiras e aos sábados, a edição realizada no Centro de Convivência Padre Vignola. “Participo das feiras da ADS há anos. Eu amo o tucumã e sempre o compro. Nas feiras da ADS, encontro todas as frutas regionais e verduras, assim como peixe nesta época. Todos são frescos e têm um preço muito bom”.

Feiras em Manaus

Manaus Plaza Shopping, avenida Djalma Batista, Chapada