Produtores rurais começam a receber o pagamento referente ao Programa de Regionalização da Merenda Escolar

O Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), deu início ao pagamento de aproximadamente R$ 8 milhões aos credenciados do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Nesta primeira fase, estão sendo beneficiados produtores, associações, cooperativas e agroindústrias de 15 municípios do estado, além da capital.

O pagamento é referente aos mais de 900 mil quilos de produtos regionais, fornecidos este ano para o abastecimento da merenda escolar da Rede Pública Estadual de Ensino. Estão sendo beneficiados com o repasse financeiro 105 produtores rurais, 20 agroindústrias, 21 associações e 13 cooperativas dos municípios de: Anamã, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Eirunepé, Iranduba, Itacoatiara, Japurá, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Parintins, Manaus, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Uarini e Autazes.

O presidente da ADS, Flávio Antony Filho, ressalta que, para este ano, foram destinados R$ 62 milhões em recursos para atender o Preme. “Esse é um dos programas prioritários para a Agência, devido à importância e à urgência de sua operacionalização. São mais de 500 mil alunos da rede pública estadual, em todo o Amazonas, beneficiados com uma alimentação regional, segura e de qualidade, adquirida e fiscalizada pela ADS”, comenta.

Preme – O programa existe desde 2004 e tem como objetivo a substituição dos gêneros alimentícios importados por produtos regionais, fomentando o setor primário do estado e reafirmando o compromisso com os agricultores locais.

Produtos – Atualmente, 51 produtos regionais compõem o cardápio alimentar nas escolas públicas estaduais. São hortaliças, legumes, verduras e frutas, além de produtos beneficiados, como polpas e doces, produzidos e cultivados em 32 municípios do Amazonas. Todos os produtos adquiridos pelo Preme são repassados para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM), responsável pela distribuição nas escolas.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS): Raquel Mendonça