Projetos para incentivar cadeias produtivas no Amazonas serão discutidos em Encontro de Gerentes

Projetos prioritários que irão apoiar as atividades nas áreas de fruticultura, lavouras, grãos, agroecologia e produtos orgânicos, produção animal, recursos florestais madeireiros e não madeireiros serão discutidos no Encontro de Gerentes, que será realizado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), de 15 (segunda-feira) a 20 (sábado) de julho. O evento acontecerá no auditório da Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada na BR-174, km 38.

De acordo com a diretora-presidente do Idam e engenheira agrônoma, Eda Oliva, ao todo serão 21 projetos prioritários voltados às principais cadeias produtivas de expressão socioeconômica para o Amazonas. “Vamos traçar as principais metas para o plano operativo do Idam para 2020 alinhando com os projetos prioritários desta gestão, entre outras ações voltadas à assistência técnica e extensão rural no interior”, destacou.

Na abertura do evento, que acontecerá no dia 15 de julho, o secretário de Estado de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, irá apresentar as principais políticas públicas do setor primário para o desenvolvimento do Amazonas. Participarão da atividade os gerentes das 66 unidades locais, localizadas nos 62 municípios do Estado, além de outros órgãos do setor primário.

Cadeias produtivas – Fazem parte dos projetos prioritários as culturas do açaí, banana, abacaxi, guaraná, cupuaçu, café, mandioca, milho, feijão, citros, bem como na área de piscicultura, bovinocultura e avicultura. Também incluem os segmentos de fibras, soja, agroecologia e no manejo florestal a castanha, borracha, madeira, piaçava e óleos naturais.

O projeto irá abranger todos os municípios do Estado e as atividades a serem desenvolvidas foram definidas conforme o potencial produtivo de cada região.