Sistema Sepror apresenta projetos sustentáveis à comitiva do governo alemão em Manaus

Nesta quarta-feira (10/07), o ministro da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, Gerd Muller, e comitiva do governo alemão, conheceram as instalações do Rancho Ferradurinha, localizado no Km 64 da rodovia estadual AM-070 (Manaus-Manacapuru), que promove o desenvolvimento da pecuária de leite na região Norte.

Na ocasião, secretário estadual de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, apresentou alguns projetos desenvolvidos pelo Sistema Sepror, que se enquadram no quesito sustentabilidade. Entre eles, o Pró-Mecanização e Pró-Calcário – programas de Incentivo à Mecanização Agrícola e ao Uso do Calcário na Correção de Solos –, e o Progenética – de melhoramento genético do rebanho com uso de técnicas sustentáveis.

“Nossos projetos são sustentáveis, respeitando a floresta e o homem do interior, além de terem a preocupação em gerar emprego e renda para o interior do Amazonas”, disse Petrucio.

O ministro alemão explicou a origem do conceito de sustentabilidade e a importância da preservação da Amazônia para todo o planeta.

“Esse conceito de sustentabilidade vem da silvicultura. Os silvicultores de séculos passados já sabiam que, se eu queimo ou desmato a floresta, não vou ter futuro para os meus filhos. Essa foi a origem do manejo sustentável de áreas e florestas. E aqui, nós estamos em uma área de floresta primária que tem milhões de anos, e como ministro alemão eu só posso dizer que o trabalho de vocês e o uso e a proteção dessas áreas contribui para a proteção climática também na Europa”, lembrou Gerd Muller.

Silvicultura – Busca auxiliar na recuperação das florestas mediante o plantio de espécies nativas, de forma a ampliar as possibilidades de manutenção dos biomas locais visando a recuperação de recursos hídricos e manutenção de biodiversidade, de forma a aumentar a eficiência do processo.

FOTOS: Djalma Junior/Sepror